[aos estudantes] Organização e procedimentos de pratica

Ólá pessoal, este é um texto que costumo repassar aos meus alunos. Aproveitem as dicas!

Um dos segredos para uma boa e eficaz rotina de estudo é a "organização".
Se você é o tipo de pessoa que consegue ser realmente organizado, então você tem uma habilidade poderosa que pode ajuda-lo a crescer como guitarrista e músico. Organização é Poder.

Organização é uma forma de atenção e consciência.
“Seja atento, fazer a mente pensar é sua primeira ferramenta”

A consciência é desenvolvida pelo uso da atenção. Se nós quisermos ver os resultados de nossa pratica, nós precisamos de uma aproximação inteligente, constantemente aplicada, e baseada em uma compreensão das tecnicas usadas para tocar a guitarra e de conceitos musicais.

A meta é maximizar a efetividade de nossos esforços.

Aqui estão algumas dicas muito efetivas de organizar a sua prática em termos de material, e em termos de administração de tempo.

Técnica

Algum tempo deve ser dedicado ao estudo de tecnicas na guitarra. Com a postura correta das mãos, um relogio para estipular o tempo que ficará nele, e uma anotação do BPM, tipo de exercicio, divisão ritmica e data que funcionará como seu diário de pratica. A meta será melhorar as marcas.
Estude sempre com metrônomo e sempre faça aquecimentos.

Conceitos teóricos

Nesta categoria entram todos os materiais musicais dos que você precisa para seu estilo escolhido. Alguns deles, claro que são comuns a todos estilos, elementos como acordes básicos, notas, etc. Por exemplo; o “bluseiro” precisa saber acordes dominantes, alt em todas inversões, tournarounds, adições de intervalos característicos do estilo, etc. Estas serão as ferramentas teóricas que ele precisará para tocar o blues. Comece por aqui a enxugar os itens que você acha essenciais para tocar o estilo que você curte.
Aprenda teoria musical é importante.
Os conceitos teóricos dentro da musica são infinitas, sendo assim você sempre deverá achar algo para colocar nesta categoria. Inclua o estudo de harmonia funcional, improvisação, Modos Gregos, composição musical, etc.
 
Repertório

Este assunto precisa de muita elaboração. Você deve, o mais cedo possível, a aprender musicas inteiras ou pedaços que você possa tocar. É o modo mais rápido para soltar seu verdadeiro potencial, isto permite fazer uma transição mental de se sentir um "guitarrista", em vez de um “estudante” de guitarra. Muitas pessoas tocam por muitos anos e não se sentem como guitarristas.
Sempre dedique parte de seu tempo de pratica a manter o repertório em desenvolvimento. É legal manter seu repertorio escrito em algum lugar, preferivelmente no Diário de Pratica. E também abaixo mantenha uma lista das coisas que você gostaria de tocar no futuro. Para músicos avançados a importancia esta em ter sempre os standards, sejam eles jazz, blues, rock.. na ponta dos dedos.


Revisão

Revisar e aumentar sua compreensão de material passado é vital. Há muitos conceitos novos que você aprende no caminho e é impossível entender na primeira vista.Você deve considerar como se estivesse conhecendo alguém. Você esta apenas sendo apresentado, não pensa que você realmente a conhece completamente. Toda vez que você revisa, você fortalece sua habilidade e entendimento. Sempre revise repertorio, exercícios, estudos, conceitos.

Tempo de estudo

Este aqui normalmente "pega " ! Pessoas “não conseguem achar o tempo”. Isto é o primeiro obstáculo. O estudante deve saber criar seu tempo. Escreva abaixo seu horário. Use uma tabela como um guia. Escreva quando, o que e por quanto tempo estudará de acordo com o tempo que você consegue tirar para se dedicar.
Não importa quanto tempo você pratica. Só importa COMO você pratica.

Moçada segredo é organização, e ir a luta! Tenha metas e objetivos como musico que em pouco tempo você ira notar o progresso. E isso vai fazer você se sentir que “também pode”.

Bons estudos e boa sorte!
Dallton Santos